Natural & Fitness

Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

Licopeno: O que é? Para que serve?

Licopeno é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, entre outros alimentos - é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e stress. São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Assim como o betacaroteno, o licopeno é transportado no sangue humano por meio de lipoproteínas, principalmente a LDL. A principal função da LDL é fornecer colesterol para as células do corpo e, ao fazer isso, também fornece licopeno e betacaroteno. Os maiores níveis de licopeno e betacaroteno são encontrados no fígado (principal local de armazenamento). No tecido adiposo, a taxa de carotenóides é muito baixa. No entanto, devido à quantidade total de tecido adiposo no organismo, também pode ser um importante local de armazenamento.

Tomate – principal fonte de licopeno

A melhor fonte de licopeno é o tomate, que possui ampla utilização no Brasil. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, aumentando a aparência dos pratos. Teve sua descoberta há cerca de três séculos e sua utilização na culinária teve início há apenas um século. Antes crescia como planta ornamental e erva daninha.

O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de Licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado à uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada (azeite).

Taxa de licopeno e carotenóides relacionada a alguns fatores

Quanto aos níveis de licopeno no sangue, não há nenhuma diferença entre fumantes e não fumantes, e entre homens e mulheres. Já as taxas de betacaroteno e carotenóides pró-vitamina A são mais baixas nos fumantes e nos homens. Comparando-se pessoas alcoólatras com outras que bebem moderadamente ou são abstinentes, estudos revelam que a quantidade de carotenóide no sangue é menor entre os alcoólatras.

Um dos fatores que poderiam influenciar nessa diferença é a função do fígado alterada. Quanto aos que bebem pouco, não existe uma relação clara entre o nível de álcool consumido e a taxa de aumento ou diminuição da taxa de carotenóide. Os níveis de carotenóide no sangue geralmente aumentam com a idade. Isso pode ser explicado pelo aumento do colesterol LDL ( principal veículo de transporte de licopeno e betacaroteno no sangue humano).

Perguntas e respostas sobre os benefícios do tomate e do licopeno

1- Por que devo comer mais frutas e verduras?

As autoridades da área da saúde, na maioria dos países, estão recomendando um aumento no consumo das frutas e verduras porque: · têm um nível baixo da gordura, da energia e do sal; · são boas fontes das fibras alimentares; · são ricas em vitaminas e sais minerais e · contêm uma ampla gama dos fitoquímicos, como o licopeno, que podem ter um papel importante na prevenção de algumas doenças crônicas.

2 - Qual é a evidência do efeito protetor do licopeno contra o câncer?

Uma pesquisa divulgada pela Escola de Medicina de Harvard (EUA), em 1995, acompanhou os hábitos alimentares de 48 mil homens americanos por seis anos. Os resultados demonstraram uma associação importante entre o consumo de tomates e o menor risco de câncer de próstata. Foi estimado que o consumo de duas porções por semana, em comparação com a não-ingestão, pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 34%. A associação foi mais forte para os produtos à base de tomate que para os tomates frescos. Outro estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute em fevereiro deste ano, concluiu que o consumo de tomates e produtos à base de tomate poderia reduzir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. As evidências mais fortes foram para o câncer de pulmão, próstata e estômago. Os dados também sugeriram um risco reduzido de câncer de cavidade oral, esôfago, pâncreas, intestino grosso, reto, colo de útero e mama.

3 - O licopeno tem outros benefícios?

Sabe-se que a superexposição aos raios ultravioleta do sol é altamente prejudicial à pele. A longo prazo, causam envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele.Pesquisas recentes indicam os efeitos positivos do licopeno em termos de resistência aos raios ultravioleta. O nível do licopeno na pele pode ser facilmente aumentado pelo consumo habitual dos produtos à base de tomate.

4 - O tomate contém mais compostos que têm benefícios à saúde?

Além do licopeno, o tomate contêm vitamina C, potássio, fibras alimentares e o betacaroteno - antioxidante que pode ajudar a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres. Durante a fabricação dos produtos à base de tomate, níveis significativos desses nutrientes são conservados.

Procurando por Licopeno?
Clique aqui e confira Licopeno com registro no Ministério da Saúde.

6 comentários:

  1. Obrigado!

    Nós da Natural & Fitness agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI MT DE SABER DOS BENFICIOS DO LICOPENO,COM CERTEZA VOU USAR.

      Excluir
    2. Bom diam, estes são alguns benefícios.

      1. Seca a barriga, a farinha associada a uma dieta pobre em calorias
      2. Emagrece, segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid
      3. Reduz os níveis de colesterol LDL
      4. Melhora o trânsito intestinal
      5. Tira a fome
      6. Tem ação diurética
      7. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo

      Poderá tirar mais informações com seu/sua nutricionista de confiança.


      Nós da Natural & Fitness agradecemos sua visita.

      Excluir
  2. muito bom o artigo informações completas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir