O corpo humano, que obtém a maior parte do ferro de que precisa dos alimentos, monitora cuidadosamente este mineral absorvendo mais quando a demanda é elevada (durante períodos de crescimento rápido, como gestação ou infância) e menos quando as reservas de ferro são adequadas.
Como o corpo humano perde ferro quando ocorre sangramento, as mulheres em idade fértil (que menstruam) têm freqüentemente níveis baixos de ferro. Pessoas que fazem dietas, vegetarianos e atletas também podem apresentar deficiência de ferro.
O Ferro tem as seguintes funções no organismo:
• Participa no transporte e utilização do oxigênio para a produção de energia.
• É essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo.
FERRO
O Ferro é o segundo metal mais abundante sobre a superfície da Terra. O organismo do homem adulto contém de 3 a 5g de ferro dos quais 30 a 40% na forma de armazenamento.
É um mineral muito bem conservado pelo organismo: cerca de 90% é recuperado e reutilizado freqüentemente.
Embora esteja presente no corpo humano em quantidades pequenas, suas funções são essenciais à vida. A célula do sangue é formada por proteína e ferro, além de outros componentes por isso, a falta deste mineral, causa a anemia, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina), e consequentemente uma diminuição da oxigenação das células do corpo.
Principais fontes de Ferro
As melhores fontes alimentares de ferro são: costelas de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, galinha, mariscos, rim coração e carne magra. Outros alimentos de origem vegetal e alguns cereais que contém boas quantidades de ferro são: feijão secos, frutas secas, melaço, pão de trigo integral e enriquecidos e cereais.
Aproveitamento do Ferro ingerido
A eficiência da absorção de ferro é determinada por alguns componentes do alimento:
Vitamina C: tem como função potencializar a absorção de ferro quando consumida simultaneamente com um alimento que contém ferro de baixa absorção. Assim, o ideal é consumir limão, laranja ou suco de acerola, com refeições que tenham na composição alimentos fonte de ferro, para garantir a absorção.
Cálcio: alimentos ricos em cálcio como leite e queijo, ou café e refrigerante à base de cola, dificultam a absorção do ferro, e isto, se for muito freqüente pode levar a deficiência do ferro no organismo.
Incluir em sua alimentação diária os seguintes de grupos de alimentos: miúdos, carne de vaca, aves, peixe, gema de ovo (ferro e vitamina B12), feijão, lentilha, ervilha, tofu e outros produtos de soja, tâmaras, passas, damascos, melado de cana, pães e cereais enriquecidos com ferro. Frutas cítricas e outras fontes ricas em vitamina C, que aumenta a absorção de ferro pelo organismo - laranja, acerola, limão, morango, vegetais verdes escuros e verduras em geral.
Evitar o consumo de: farelos, espinafre, suplementos de zinco e cálcio, anti-ácidos, cafés, chás e chocolates juntamente com alimentos ricos em Ferro pois estes alimentos dificultam a absorção do Ferro pelo organismo.
Muito bom, gostei do esclarecimento!
ResponderExcluir